A hit called Bangarang!!!

"I have done many hit songs, but Bangarang stand out."
Stranger Cole
.

Para uma canção que tem apenas uma frase, Bangarang de Stanger Cole foi realmente um dos hits jamaicanos a receber um destaque especial.

Não somente atingiu o nº 1 quando foi lançado, em 1967, como garante Cole, mas Bangarang, no qual o saxofonista Lester Sterling foi responsável por grande parte da melodia, foi recentemente gravada por Freddie McGregor em uma versão adaptada. O uso do termo começou a ser discutido no Parlamento Jamaicano, quando deixou de ser uma terminologia dos guetos e ruas e começou a ser servido para fins de preservação da língua.

Stranger Cole ainda afirma ter sido uma das primeiras canções do Reggae, antes mesmo do termo (reggay) que só foi citado em 1970 em uma canção jamaicana.

Na época, Cole vivia em Denham Town, e foi ao Treasure Isle na Bond Street, centro de Kingston, apenas para uma visita casual, já que Bunny ‘Striker’ Lee não o havia pedido nenhum serviço ou sessão de gravação na ocasião. No entanto ao chegar no estúdio, o produtor Bunny Lee estava gravando no andar de cima, e Cole naturalmente subiu.
Ao ver o cantor, Lee mostrou-se surpreso com a inesperada visita que parecia ter ocorrido na hora certa e disse a Cole: “Pro, you are the right man I am looking for. I have a song called Bongo Chant. I want to do it Jamaican style with Lester Sterling” e apenas assobiando, mostrou a melodia, bem mais lenta que a original a Stranger Cole que ao finalizar, cantarolou timidamente o único verso da música: “Moma No Want No Bangarang”. E então entraram no estúdio para gravar.

Cole, ao ser questionado por um jornal, o que ele estaria pensando na época ao compor o verso ele replica: “Não é sobre o que eu estava pensando, apenas brinquei com o significado do termo. Bangarang significa confusão, problema, logo saiu: Mamãe não quer problemas”!

Afirma ainda que muitas pessoas confundiam ao escutar “Woman”, porém Stange Cole garante que ele diz “Moma” em todas suas gravações e explica que as mães não querem ver seus filhos causando problemas.

Entre os músicos que Bunny Lee gravou na mesma época, destacam-se Lloyd Charmers, Aston e Carlton Barrett e Robbie Shakespeare. Para Stranger Cole, o tecladista Glen Adams foi primordial, ao tocar Bangarang, pois introduziu o que foi chamado de “John Crow Skank Style” na música jamaicana.

Cole por várias vezes citou o hit Bangarang como maior destaque entre suas canções e diz continuar tendo impacto ao ser escutado pelo público, como foi o caso do último Montreal Jazz Festival onde ele tocou ao lado de Márcia Griffiths, Hopeton Lewis, Ken Boothe, Judy Mowatt, The Tamlins e Bongo Herman.


Stranger Jah Cole, como é chamado atualmente gravou recentemente dois discos ao lado de seu filho “Squiddley” Cole e Riding High, onde Cole espera um “bangarang” em termos de impacto. O disco foi lançado juntamente com G Bravo do Leggo Studio.
.
*texto de Mel Cooke traduzido e adaptado por Lívio Laos

Nenhum comentário: