A song "almost" banned...

Em 1968, Max Romeo experimentaria algo que nem ele mesmo imaginava a repercussão que teria seu trabalho. Com exatamente 21 anos, Romeo gravava o primeiro de muitos sucessos de sua carreira, o hit que quase alcançou o 1º lugar nas paradas britânicas na mesma época, juntamente com outras músicas do early reggae que estouravam na terra da rainha.

A música jamaicana durante a década de 60, comparada às dos dias atuais, era considerada “disciplinada”, fato que a grande maioria dos artistas da época vivos até hoje, incluindo Max Romeo, concorda.

“Havia sim, inúmeras letras sobre violência e amor, e até mesmo sobre sexo, porém ao mesmo tempo eram apenas fruto da inocência dos artistas, que beiravam seus 17 – 20 anos de idade” disse Max Romeo, ao ser questionado em um programa de TV sobre a música Wet Dream. “Sem contar a enorme influência de filmes e programas televisivos da época que abordavam esses temas.” Continuou.

Ao escrever Wet Dream, Romeo viu um terreno não muito explorado na música jamaicana, e notava que Prince Buster era o único artista no momento a produzir o mesmo estilo e estourar com seus hits na Inglaterra.

A melodia de Wet Dream, originalmente foi gravada no estúdio Treasure Isle, de Duke Reid, para inicialmente Derrick Morgan cantar “Hol 'Jack Me Tie A Jinny”, junto com os músicos Gladstone Anderson (piano), Jackie Jackson (baixo), Horsemouth Wallace (bateria) e ‘Dougie’ (guitarra).

Quando Max Romeo decidiu gravar Wet Dream com sua letra original, ele foi ao Studio One de Coxsone Dodd, acompanhado do produtor Bunny Lee. Dodd estava sentado em frente a mesa de som, e quando Romeo começou a cantar, levantou-se e parou a fita.

“Bunny Lee, onde quer chegar com isso?” perguntou Coxsone Dodd, que automaticamente deixou a sala, dizendo que não participaria da gravação.

Lee foi insistente, dizendo a Dodd que já havia pago pela tempo de gravação do estúdio e ninguém poderia dizer o que ele deveria fazer. Dodd não lhe deu atenção e deixou o estúdio. Errol Thompson que encontrava-se no local propôs-se então a gravar a canção.

Então Max Romeu começou:
"Every night me go to bed me have wet dream
Lie dung gal mek me push it up, push it up, lie dung.
"You in your small corner, I stand in mine
Throw all the punch you want to, I can take them all"
A proibição da música Wet Dream na Jamaica e até mesmo o pouco sucesso que a mesma obteve na época com os sound system locais não foi problema até porque o hit não foi lançado na ilha e sim na Inglaterra. Bastou apenas tocar duas vezes na BBC, para a canção ser prontamente proibida também no Reino Unido. No entanto, a censura não foi muito efetiva, pois a música estava estabelecida na mente do povo. Os skinheads a amavam!

Após a liberação da canção nas rádios ela estava entre as primeiras nas paradas britânicas e permaneceu lá por 26 semanas. Passou do nº 30 para segundo lugar, perdendo somente para “Get Back” dos Beatles.
Quando Max Romeo cantou no Royal Albert Hall, em 1969, ele foi avisado para não cantar Wet Dream, pois a família real encontrava-se no local. Porém ao acabar sua apresentação, um homem aproximou-se do palco, pedindo que cantasse Wet Dream, e esse seria um pedido vindo da própria mesa da família real. Então Romeo encerrou o show com a canção e recebeu todos os aplausos do público.

Nada mal para uma canção que quase não foi gravada!


Nenhum comentário: