Higgs is a genius...

Nada menos que o professor de canto de Bob Marley.

Ao final dos anos 50, uniu-se a Delroy Wilson, formando a dupla Higgs & Wilson, que em 1959 gravou seu primeiro single "Manny Oh" para o político e produtor Edward Seaga, conseguindo êxito já em alguns sound systems locais.

No início de 60, Higgs e Wilson trabalharam para Coxsone Dodd, lançando hits como How Can I Be Sure e There’s a Reward. Joe Higgs foi responsável também por apadrinhar um grupo de jovens iniciantes, chamado The Wailers, os apresentando a Dodd, que aprovou e aprimorou o grupo.

Ainda na metade da década de 60, Joe resolveu seguir carreira solo e permaneceu em parceria com o produtor Coxsone Dodd, lançando Change of Plans e Neighbour Neighbour.

Durante os anos 70, Higgs já havia passado por inúmeros estúdios da ilha, tendo nessa época, as canções mais relevantes de sua carreira como The Wave of War e The World is Spinning Round para Harry J, Burning Fire para Rupie Edwards, More Slavery para Jack Ruby e finalmente sua produção própria, Creation.

Em 1975, gravou definitivamente seu primeiro álbum, Life of Contradiction, seguido de outros como Unity is Power.

Letras que suscitam pensamentos e uma voz expressiva, fizeram de Joe Higgs um dos artistas ímpares que a Jamaica conheceu, fato esse, que ainda é considerado por muitos como Father of Reggae.

Infelizmente, Higgs faleceu as 59 anos devido um câncer em dezembro de 1999. Não somente deixou uma marca incomparável no estilo de Bob Marley, como também foi seu mentor e guia espiritual.

Jimmy Cliff, Bob Marley, Peter Tosh, Bunny Wailer e boa parte desses ícones que pregavam a cultura rasta dos anos 70 em suas canções, passaram pela casa de Higgs em Trenchtown. Ali era um refúgio de inúmeros jovens dos guetos jamaicanos que se reuniam para expor suas idéias e criarem suas canções sobre os problemas sociais que enfrentavam.


Higgs nasceu em 1940 e só ganhou status de cantor profissional no início de 60, junto à Delroy Wilson, porém seu estilo foi pouco valorizado fora da Jamaica. Isso deu-se, principalmente, devido à idéia de ligar o reggae à questões religiosas, no qual o Higgs acreditava piamente e conduziu essa filosofia por alguns anos.

Joe aprendeu a cantar com sua mãe, integrante do coro de uma igreja local, antes de conquistar seus primeiros êxitos com pouco mais de 20 anos.

Em 1973, mesmo ainda não tendo gravado seu primeiro álbum (Life of Contradiction), que contaria com algumas canções em parceria com Peter Tosh, Higgs participou de uma turnê americana dos Wailers.

Instalado em Los Angeles, Joe Higgs exerceu nas últimas décadas a prática de ensinamentos espirituais junto às últimas gerações de rastafaris jamaicanos através de alguns trabalhos musicais, inclusive em seus últimos anos de vida, quando a luta contra o câncer tornou-se quase
imbatível, participou da gravação de algumas sessões com instrumentistas celtas, e de reggae e jazz, nos famosos estúdios do grupo U2.

Joe Higgs foi o primeiro músico rasta sujeito às perseguições e à brutalidade policial da Jamaica, acusado e detido inúmeras vezes por fumar Ganja e posteriormente preso por conflitos políticos e sociais de Trenchtown, o que lhe concedeu o respeito e admiração por parte dos rastas e rude boys.

Em 1959, pelo selo WIRL, de Edward Seaga, o primeiro single de Higgs, "Manny-O", havia vendido mais de 30.000 cópias, o que foi fundamental para a notoriedade de seu nome pelas ruas de Rema e Trenchtown, o que chamou a atenção de muitos jovens que o procuravam em sua casa na Third Street, onde os ensinava técnicas de harmonia, controle da respiração e teoria musical, e futuramente, tornou-se o local de reuniões rastafaris.

Até final da década de 50 e início da década de 60, antes mesmo da música jamaicana tomar sua definitiva originalidade a partir da “criação” do Ska, a dupla de Joe Higgs era uma das principais atrações musicais da ilha, sempre obrigada a competir com shows de outros grupos importantes da época como Blues Busters.

Roy Wilson mudou-se para a Inglaterra, e o produtor Seaga dedicou-se exclusivamente à política e então Higgs partiu às novas parcerias, em especial com Coxsone Dodd. Aquela época era o chamado tempo de ouro em que os discos de ska começavam a encurralar definitivamente os de mento e calypso e quando Laurel Aitken chegara ao 1º lugar na ilha com o hit "Boogie Rock".

Nascia aí o movimento musical tipicamente jamaicano, no qual Joe Higgs, apesar de não ter sido um dos principais ícones do estilo, pode ser considerado sem dúvida, um dos pilares dessa evolução, como um dos grandes nomes do “pré-ska” e posteriormente do roots reggae.





Nenhum comentário: