Reggae Got Soul

Enquanto a venda de discos de Jazz e R&B americanos ia sendo desbancada pelos de Rock & Roll durante a década de 50’s, tornando-se febre mundial entre os jovens, na Jamaica o Ska, influenciado pelo Calypso e Mento, misturados a esses mesmos ritmos que perdiam espaço nas rádios e lojas na terra do Tio Sam daria os primeiros passos para se tornar o principal ritmo da ilha nesse época e começaria a fomentar a indústria fonográfica e o surgimento dos primeiros sound systems.

Posteriormente, durante a década de 60’s nos EUA explodiria uma nova onda musical, denominada “Soul”, de origem negra, resgatando mais uma vez influências do R&B e também da música Gospel. Na Jamaica esses dois estilos também haviam sido importados, vide canções como “Dearest Darling” e “Amen” interpretadas por The Jiving Juniors e The Wailers, respectivamente. Outros artistas jamaicanos como Derrick Harriot, Owen Gray, The Blues Busters, Keith & Enid, etc, facilmente podiam ser comparados a cantores americanos, devido a imensa influência da música no país nessa época.

Embalado por vocais e melodias impecáveis, os EUA emergiam mais uma vez no cenário musical mundial, desta vez comandados por Ben E. King, Ray Charles, Jackie Wilson, Sam Cooke, Isley Brothers entre outros que futuramente alcançariam também o topo das rádios durante toda a década, como The Righteous Brothers, Aretha Franklin, James Brown, The Temptations, etc.

Rapidamente as gravadoras americanas como Stax Records, baseada em Memphis, Tennessee, e a Motown, baseada na região de Detroit, tornaram-se referência no estilo.

Coincidentemente ou não, quando o Soul já atingia o topo das rádios, programas de TV e concertos americanos, na Jamaica, uma “revolução” musical se ensaiava: assim daria início a era Rock Steady, dando origem a um novo ritmo e dança, com uma influência muito mais nítida do Soul e deixando o Ska como seu precursor.

Há inúmeros registros sobre a verdadeira origem do Rocksteady na Jamaica, alguns aceitáveis e outros que baseiam-se em contos e lendas, entre eles, um dos mais inacreditáveis (ou não), seria os que defendem que o ritmo surgiu após uma onda de calor insuportável que obrigou os artistas a reduzirem a velocidade da música, pois pessoas estariam morrendo por dançar o ska.

Independente dos registros oficiais ou contos e lendas populares sobre a origem do ritmo, algo que não se pode negar é a grande influência do Soul americano em diversas canções do rocksteady. Exemplo a ser citado é a canção “You Don’t Care” do Techniques que na verdade é um cover de "You'll Want Me Back" do grupo americano The Impressions. Outras adaptações de cantores jamaicanos, mostram ainda que as influências eram tamanhamente infindáveis, podendo citar canções do R&B adaptadas primeiramente por jamaicanos do que pelos próprios americanos, como é o caso do clássico “Theme from A Summer Place” de 1959, adaptada por Ike B & The Crystalites, recebendo o nome de “Illya Kuryakin”.

Como se não bastassem as influências na música, alguns artistas jamaicanos se apresentavam, inegavelmente influenciados pelo estilo importado pelos cantores de Soul americano, como Roy Shirley, Alton Ellis, Ken Boothe, Slim Smith e Jimmy Cliff. Os trios também, imensamente influenciados, eram nesta época os tops da música jamaicana, como The Uniques, The Tecniques, The Claredonians, etc. Há inclusive quem defenda que o lendário grupo de Bob Marley, The Wailers, foi originalmente modelado nos “The Impressions”, da mesma forma que sempre haverá quem discorde.

Outro ponto crucial que comprova a influência do Soul americano na música jamaicana, é o fato de que grande parte das músicas do Rocksteady são baseadas em melodias românticas e pela forma de cantores se apresentarem. Os canções também dividiam espaço com temas sociais, suscitados pelos Rude Boys.

“Sharing You”, originalmente composta pelo americano Mitty Collier, esclarece qualquer dúvidas sobre o assunto, pois tornou-se um dos muitos covers adaptados pelo lendário Prince Buster.Essas letras melódicas misturadas ao ritmo cadenciado do Rocksteady, mostram claramente que o Ska, mesmo sendo o principal precursor, não foi o único ritmo a influenciar no desenvolvimento da música jamaicana durante a década de 60.

Para finalizar essa época, e claro se aperfeiçoando para década seguinte, a música jamaicana acolheu de vez o Soul em suas canções e artistas como Jackie Mittoo, Lynn Tait, Tommy McCook, Byron Lee, Alton Ellis, Pyllis Dillon, Jimmy Cliff, Dandy Livingtone, Ken Boothe, entre muitos outros, passaram a ter como parte obrigatória do repertório, composições de Soul, como por exemplo o LP “Keep On Dancing” (1968) de Jackie Mittoo, no qual ao canto da capa, apesar de timidamente, expõe o termo “Reggae and Soul”... a partir dessa época, dava-se início a maior revolução musical da ilha da Jamaica: o Reggay (originalmente escrito com “y”) no qual a história continua sendo contada até os dias atuais....

E é nessa levada que o baile quer será realizado no dia 05/11 promete ficar para história da Lapa, com a junção das tradicionais festas SOUL BABY SOUL & BANGARANG SOUND SYSTEM....

Abaixo, uma pequena lista de Hits do Soul que vingaram também nas vozes de cantores jamaicanos:

1A - Booker T. & The MG's - Time Is Tight

1B - Sound Dimensions - Time is Tight (JAMAICAN VERSION)

2A - Charles Wright - Express Yourself

2B - Byron Lee - Express_Yourself (JAMAICAN VERSION)

3A - The Supremes - You Keep Me Hanging On A

3B - Ken Boothe - You Keep Me Hanging On (JAMAICAN VERSION)

4A - Jackson Five - La-La (Means I Love You)

4B - Alton Ellis - La La Means I Love You (JAMAICAN VERSION)

5A - Dusty Springfield - Son Of A Preacher Man

5B - The Gaylettes Son Of A Preacher Man (JAMAICAN VERSION)

6A - The Temptations - My Girl

6B - Prince Buster - My Girl (JAMAICAN VERSION)

7A - Bettye Swann - Make Me Yours

7B - Phyllis Dillon - make me yours (JAMAICAN VERSION)

8A - Fontella Bass - Rescue Me

8B - Reggae Girls - Rescue me (JAMAICAN VERSION)

9A - The Impressions - Minstrel Queen

9B - Techniques - queen majesty (JAMAICAN VERSION)

10A - Barbara Lynn - You ll Loose A Good Thing

10B - Audrey - you'll lose a good thing (JAMAICAN VERSION)

11A - James brown - i m a soul man

11B - Rico rodriguez - soul man (JAMAICAN VERSION)

12A - Jackson Five - Born To Love You

12B - The Sensations - Born To Love You (JAMAICAN VERSION)

13A - Marvin Gaye - Let's Get It On

13B - Ken Boothe - Let s Get It On (JAMAICAN VERSION)

14A - Temptations - Message From A Black Man

14B - Derrick Harriot - Mensage From a Black Man (JAMAICAN VERSION)

15A - Jr. Walker And The All Stars - What Does It Take

15B - Alton Ellis - What Does It Take (JAMAICAN VERSION)

16A - Jackson Five - I'll Be There

16B- Barry Biggs - I'll be there (JAMAICAN VERSION)





Um comentário:

gustássifon disse...

Uma boa pedida para completar esse post é o box set da Trojan de 2006 intitulado Motor City Reggae: http://www.megaupload.com/?d=MFFTT10S

;)