Pioneiro do Studio One!!!

Em 1966, Bob Marley completava seus 21 anos e já ensaiava alguns de seus hits, que estourariam anos depois nos quatro cantos do mundo. Nesta época, as letras de reggae (que nem tinha esse nome ainda) eram influenciadas por hits do Jazz e Soul americanos que de alguma forma chegavam à ilha caribenha e faziam a alegria dos artistas locais. Esses mesmos artistas
se caracterizavam pelas roupas bem engomadas, sapatos lustrados, cabelos aparados e ainda estavam longe de se tornarem revolucionários ou fazerem músicas sobre Rastafari, Babilônia ou qualquer semelhança que associamos atualmente aos cantores jamaicanos. A pegada naquele momento eram o Ska e o Rocksteady, ritmos genuinamente jamaicanos e que dariam origem anos depois ao Reggae. Foi justamente nesse ano de 1966, quando se iniciavam as primeiras transições do Ska para o Rocksteady, que o Studio One, mais importante e famoso selo de música jamaicana da história desse país, deu a oportunidade a um cara chamado Dudley Sibley com a música "Gun Man". Diferentemente dos demais artistas da época, que em sua maioria escrevia canções românticas, Dudley causou polêmica ao dedicar sua música aos Rude Boys, como eram conhecidos os caras barra pesadas dos subúrbios de Kingston. A música, por falar de armas e violência, chegou a ser banida da Jamaica, mas estourou em outras rádios e em especial em Londres, onde o reggae começava a ganhar seu espaço. Não foi a toa, que após Dudley Sibley lançar essa ideia, uma penca de artistas começou a fazer o mesmo e a cultura do Rude Boy cada vez mais passou a ser associada a música daquela época.

Até hoje Dudley Sibley é reconhecido como um pioneiro do Studio One e também da música jamaicana, não somente por ter inovado com sua letra, mas também pela capacidade musical que aprendeu na convivência de outros artistas locais, e apesar de nunca ter alcançado a merecida fama internacional, Dudley é reconhecido pelos amantes de toda a cultura reggae.
E pela primeira vez fora da Jamaica, Dudley fará uma turnê pela América do Sul e claro não poderia deixar de passar pelo Rio de Janeiro.

Dia 22 de Março - Dudley Sibley na Bangarang!!!!

Nenhum comentário: