The Forgotten Wailers!!!

"...Then you'll know how It hurts to be alone."
.
Na foto Bob Marley, Bunny Wailer, Bervely Keslo e Peter Tosh.

No início dos anos 60, surgia a maior banda de toda história da Jamaica, em um momento em que nem seu líder, Robert Nesta Marley, imaginaria que quase 20 anos após se tornaria o artista mais famoso da ilha em todo o mundo.
Inicialmente com nomes como The Teenagers, The Wailing Rude Boys, The Wailing Wailers até finalmente The Wailers, a banda modificou alguns de seus integrantes durante seus primeiros anos, porém manteve-se sempre o trio principal formado por Bob Marley, Neville Livingstone (aka Bunny Wailer) e Peter McIntosh. No entanto, a formação original do grupo, durante a era Ska e Rocksteady era composta por mais três integrantes, infelizmente desconhecidos e esquecidos pelo tempo: Beverley Kelso, Junior Braithwaite e Cherry Smith.
Berverley Kelson foi a principal vocalista dos Wailers, entre os anos de 1963 até 1966, antes mesmo do famoso trio I-Three (formado por Rita Marley, Judy Mowatt, Marcia Griffiths) que acompanhou Bob Marley durante o apogeu de seu sucesso nos anos 70. Nessa época, a banda ainda chamada de Wailing Wailers gravou “Simmer Down”, seu primeiro single em sua formação original completa, com a ajuda de Sir Clement Dodd e seu selo Coxsone. Bob Marley havia gravado “Judge Not” e “One Cup of Coffee” anos antes do lançamento desse single, que sem dúvida daria início a um série de incontáveis hits durante sua carreira e de sua banda.
Berverley Kelson ainda vive em Kingston, porém não canta mais. Junior Braithwaite, o mais jovem integrante dos Wailing Wailers, tinha apenas 14 anos quando começou a cantar. Ele acompanhou o grupo durante apenas oito meses, mas participou de importantes gravações como “Habits”, "Straight and Narrow Way", "Don't Ever Leave Me" e "It Hurts To Be Alone". Bob Marley afirmou que Jr. Braithwaite costumava cantar muito alto, mas citou uma vez, que a voz do cantor soava semelhante a dos integrantes dos Jackson Five. Em 1964, Junior deixou a banda, em uma viagem aos EUA para tentar ingressar nos estudos de medicina e viveu parte de sua vida em Chicago. Junior retornou à Kingston em 1984, após convite de Bunny Wailer que montava um projeto de reunir novamente todos os Wailers para uma turnê
mundial. Porém com o assassinato de Peter Tosh em 1987, os planos de Bunny não saíram do papel.
Jr. Braithwaite também foi assassinado em 1999 na casa de um amigo.
Em 2008, foi a vez de Cherry Smith (aka Cherry Green)o outro back vocal, deixar Berveley Kelson e Bunny Wailer como os únicos integrantes vivos atualmente dos Wailing Wailers originais. Cherry Smith também iniciou a carreira como os Wailers aos 14 anos e participou também da gravação de “Simmer Down”, além de outros hits como “Lonesome Feeling” e “Maga Dog”.
Em 1966, terminava então os Wailing Wailers, com a saída dos três back vocals citados. Nesse ano, Bob havia conhecido Rita Anderson e viajado para os EUA junto de sua mãe, onde trabalho
u e conseguiu financiar sua música e logo após retornar ao seu país, onde reencontrou os parceiros Peter Tosh e Bunny Wailer e reformou o grupo, dando o nome definitivo de The Wailers. Época essa que o ska e o rocksteady começavam a ganhar uma nova cara e dava-se início ao maior movimento musical da ilha: o Reggae. O grupo aproveitou bem o momento, mesmo após uma briga com o produtor Coxsone Dodd, o que suscitou a necessidade de um selo próprio. Surgia então o Wail 'N' Soul, primeiro selo próprio da banda. Anos depois, a banda contou com o apoio de Lee Perry e gravou os primeiros hits a estourarem pelo mundo. Aston “Family Man” Barret e seu irmão Carlton juntaram-se aos Wailers, que daria início ao boom de sucessos de Bob Marley e sua banda. Em meados de 1970, embalados por suas letras, juntamente com o crescimento e evolução da cultura Rastafari, o grupo tomou notoriedade e tornou-se o maior fenômeno musical de todos os tempos na Jamaica, porém o início de sua carreira e seus integrantes originais até hoje são desconhecidos pela grande parte dos fãs.

5 comentários:

jakared disse...

muito legal a historia, bem contada, valeu

Suzie disse...

A festa é foda e muito bom esse trabalho do blog! Parabens dobrado!

mpc disse...

no comecinho do texto deveria mudar "banda" por "grupo vocal" ou "grupo".
wailers só virou "banda" com músicos quando entratam os irmãos barret.

onelove

Anônimo disse...

Boa

Emergency Rock! disse...

Ótimo artigo. Quando possível postem uma do The Maytals ou do grande Toots. Jah é?