It's the new dance you can't resist...

Not many people can Cha Cha Cha...
Not Everybody can do the Twist...
But Everybody can do the Ska!!!
.


Keith Lyn ouviu ska pela primeira vez em Chocomo Lawn em Kingston, separado do baile por um cercado de arame farpado que protegia o local e evitava intrusos nas festas. Keith, diz que essa primeira vez em que ouviu o som ao vivo, as músicas eram tocadas pelos Paragons, Heptones e outros grupos locais desconhecidos.

Poucos anos após, a banda Byron Lee & The Dragonaires, apoiada também por Keith Lyn, começava a se interessar pelo ritmo, já que o repertório do grupo até o momento era baseado no mento e calypso. A banda começou a se apresentar em bailes mais requintados, onde nem todos tinham condições de freqüentar.

O ska até então conhecido como a música do gueto, começava a tomar uma nova cara, quando Byron Lee começou a incluir em seu repertório hits americanos misturados à sua latinidade.

Nessa época, os amigos Keith Lyn e Ken Lazarus acompanhavam Byron Lee pelos bailes e acreditavam que realmente o ritmo deixaria de ser uma simples manifestação musical na Jamaica, e iria atingir as rádios dos Estados Unidos. E foi durante uma tarde, na casa de Ken Lazaru, sentados no degrau de uma escada, que os dois escreveram o hit “Jamaica Ska”.

Como se não bastasse, Lyn e Lazarus decidiram incluir uma dança, que mostraria como “se faz o ska”. Ronnie Nasralla, que era o produtor e empresário da banda, começou a bolar alguns passos coreografados, inclusive dando nomes aos mesmos como “row your boat” e “ride your horse”, referindo-se aos movimentos dos braços e quadril.

O letra em si, também enfatiza esses movimentos, além de compará-los aos de ritmos americanos e latinos que estavam na moda na mesma época.

Byron Lee & The Dragonaires, finalmente conseguiram o que queriam. Em uma manhã cedo fizeram uma simples apresentação para o programa Ed Sullivan Show, que mesmo assim não mostrou o melhor da banda. Mas para Keith Lyn, eles conseguiram introduzir a dança em todos os lugares que tocaram, como o centro de Manhattan – NY e outros cantos, que por onde passavam, comentava-se da nova música jamaicana.

Jamaica Ska foi sem dúvida um dos primeiros e principais hits do ska à cruzar os oceanos. Foi a trilha sonora do “Back to The Beach” (já com algumas alterações e novos arranjos) e foi também primordial para Byron Lee & the Dragonaires dominarem os bailes da classe média da ilha, como Glass Bucket Club, Sombrero Club e University of the West Indies. Foi fundamental para a classe mais favorecida do país que começava a apreciar a música feita nos guetos.

Quando Byron Lee faleceu em novembro de 2008, Keith Lyn lamentou que não há mais artistas tocando ska na Jamaica e que a música da ilha parece estar perdendo seu valor, e citou ainda que nos EUA há cada vez mais bandas de ska, porém muito influenciadas pelo rock.

Nos anos do apogeu do ska na Jamaica, principalmente em meados da década de 60’, há relatos que a Atlantic Records enviava pessoas para capturar o som, porém para Keith isso era impossível, pois não havia um artista estrangeiro capaz de copiar o ska. Alguns chegaram perto, mas a sensação de tocar era o mais importante, e isso só os jamaicanos sabem fazer.

Um comentário:

Larinha disse...

Adoro os textos do blog! muito bons