Millie Small

My Boy Lollipop foi o primeiro, e um dos pouquíssimos, hits de ska internacional e que vendeu mais de 7 milhões de cópias no mundo todo.

Quando o ska estava dando seus primeiros passos na Jamaica, antes de tornar-se uma verdadeira explosão na ilha e posteriormente no mundo, Millie Small já possuía um hit que em 1964 quebraria todos os recordes de vendas de discos na história do país. Tudo isso deu-se através da parceria com Roy Panton, que lançava a Millie Small como a sensação adolescente da música jamaicana na época, até finalmente chegar aos ouvidos de Chris Blackwell, chefe da Island Records, que levou a cantora a tentar uma carreira em Londres.

Antes disso, Millie Small vivia com seu pai ,trabalhador de um engenho de açúcar na zona rural e junto com seu parceiro Roy Panton (Roy & Millie) fez algumas gravações no estúdio de Coxsone Dodd, como “We’ll Meet”.

Em menos de um ano, vivendo na Grã-Bretanha, Millie atingiu o nº1 das paradas inglesas com sua versão Ska da música “My Boy Lollipop”, originalmente escrita por Robert Spencer em 50’s num clássico do Rock & Roll. Outros hits se seguiram no mesmo ano como “Sweet William” e “Bloodshot Eyes”, entre outros com importantes parcerias como Ernest Ranglin e Jackie Edwards.

Em 1968, após cinco anos de turnês e gravações pela Fontana e Island Records, Millie Small assinou um contrato também com a Decca Records, porém foi um fracasso, já que a gravadora não conseguiu, de forma significativa, divulgar o trabalho da artista, forçando a abandonar a empresa e procurar a Graeme Goodall’s Doctor Bird e logo depois, a Trojan Records. O recente desenvolvimento do Reggae na Inglaterra nessa época significou uma nova oportunidade para Millie Small que em 1970 retornava ao sucesso com o lançamento de seu primeiro álbum solo, “Time Will Tell”. Porém em 1971, a cantora mudou-se para Singapura para estudos, retornando à Londres dois anos após.

Desde então, Millie Small preferiu ficar longe dos holofotes e leva uma vida normal com sua filha na Inglaterra, onde há rumores que a mesma estaria concluindo uma autobiografia.

Um comentário:

Anderson disse...

hehe a voz dela é foda!!!