The Great Roy Shirley...

Pode ser que muitos nunca nem ouviram falar de Roy Shirley e outros que já devem ter ouvido algumas de suas músicas porém o desconhecem. O fato é que Shirley, além de ter sido umas das vozes mais marcantes da era “Rock Steady” e conseqüentemente dos anos e estilos que sucederam essa época, era também considerado como um dos precursores do ritmo, quando lançou o hit “Hold Them” em 1967 junto do produtor Joe Gibbs. Muitos na Jamaica afirmam e defendem que esse teria sido o primeiro Rocksteady gravado na ilha.

Na época em que os Sound Systems dominavam todos os cantos da ilha, promovendo suas festas e hits dos principais artistas jamaicanos, Roy Shirley havia sido convidado a cantar no Apollo Theatre e Madison Square Garden, ambos nos EUA, no início dos anos 70’s, onde ganhou certa notoriedade, principalmente devido suas performances, muitas vezes assemelhadas aos de cantores americanos de Soul.

Em 1973, assim como grande parte dos cantores da ilha, Roy migrou para o Reino Unido onde continuou compondo e produzindo novas canções, principalmente pela Trojan Records, porém por muitos anos na obscuridade, tendo participações em apenas algumas coletâneas do selo britânico.

No inicio da carreira de Roy Shirley, que foi um dos fundadores do grupo The Uniques que acompanhou Slim Smith, chegou a trabalhar com Jimmy Cliff e Ken Boothe, porém nunca atingiu o sucesso e o topo das paradas comparado aos seus companheiros, mas era reconhecido pelos amigos e fãs pela sua voz inigualável e pelo senso de humor inconfundível.

Canções como Hold Them, Golden Festival, Dance the Auna, Music Field, Flying Reggay, são alguns dos hits do cantor, que também compôs em uma espécie de auto-homenagem, a música “The Great Roy Shirley”.

Em 2008, aos 64 anos, e já com a saúde muito debilitada, Roy Shirley foi convidado a cantar no Sierra Nevada World Music Festival, na Califórnia, onde conseguiu com muito esforço animar o público em sua última apresentação ao vivo. Roy Shirley morreu no mês seguinte em Londres.


Um comentário:

Unknown disse...

esse som é killa!!!!