Lord Tanamo

Lord Tanamo (Joseph Gordon) é indiscutivelmente uma das figuras mais importantes da música jamaicana de sempre, em especial o Mento, Calypso e o Ska.

Apesar de ficar conhecido a partir do momento em que se tornou vocalista do The Skatalites, com o sucesso "I'm In The Mood For Ska" (1965), uma adaptação do clássico americano da década de 30, Lord Tanamo já cantava Mento e Calypso na Jamaica, além de ingressar anós após no R&B.
Nascido em Kingston em 1934, iniciou suas primeiras gravações em 1950, porém na década de 1940, influenciado pelos ritmos caribenhos, ouviu um morador local chamado Cecil Lawe tocando Mento e começou a acompanhá-lo e a aprender os ritmos.

Durante o dia, vestia suas velhas calças rasgadas e chapéu de palha para tocar aos turistas e a noite vestia seu único terno para se juntar a alguma banda de baile.

Através desta influência, ajudou o grupo Skatalites, a criar uma batida do Ska combinado ao folclórico Mento e Calypso, com compasso ritmado do R&B americano.

Lord Tanamo gravou pelo menos uma dúzia de singles pelos selos Caribou, Kalypso e MRS em 78 RPM, considerados hoje raríssimos. Lamentavelmente, nenhum desses singles foram incluídos em alguma coletânea do artista até o momento (pelo menos que eu conheça).

Após a separação do Skatalites, Tanamo se mudou para o Canadá, onde formou o Toronto Mento Group, que levava a este país um pouco da rica cultura caribenha.

Nos anos 70, Lord Tanamo grava um cover de Brook Benton, “Rainy Night In Georgia”, no qual permaneceu como o hit nº1 na ilha por sete semanas. Logo em seguida, Tanamo lança para Bunny Lee, o álbum Calypso Reggae.

No inicio dos anos 80, Lord Tanamo retorna ao grupo Skatalites, reagrupados recentemente em nova formação, fazendo uma performance triunfal no Herbie Miller’s Blue Monk Club em Kingston.

Diferentemente da maiorias dos artistas desta época, Lord Tanamo continuou influenciado pelo Calypso e o Mento. Mesmo durante a década de 90, quando a música jamaicana já seguia um novo rumo, Lord Tanamo lançava o álbum Skamento Movement, compilando 15 canções do artista.

Já em 2002, juntamente com o alemão Dr Ring Ding, gravou o álbum Best Place in The World, regravando hits do Ska, Rocksteady e Reggae.

Já beirando seus 70 anos, ainda participou de um encontro no Canadá (Legends Of Ska Concert In Toronto), ao lado dos mais conhecidos artistas da Era de Ouro da música jamaicana, como Prince Buster, Derrick Morgan, Stranger Cole , Patsy Todd, Owen Gray, Justin Hinds, Lord Creator, Alton Ellis, Winston Samuels, Doreen Schaffer, Roy Wilson e Derrick Harriott.

Infelizmente, em 2008 foi publicado em um jornal jamaicano, que Lord Tanamo estaria vivendo em um asilo, após sofrer um derrame que lhe tirou completamente a voz.

Apesar de existirem na Jamaica algumas organizações de apoio aos músicos como a como a Associação de Artistas Vintage e afiliados (JAVAA – Jamaican Association of Vintage Artists and Affiliates), a Federação Jamaicana de Músicos (JFM – Jamaica Federation of Musicians), é comum termos notícias de artistas abandonados e seus trabalhos esquecidos.


Nenhum comentário: